quinta-feira, 5 de julho de 2007

Você tem mais dinheiro do que imagina!

Muita gente tem me dito que não consegue juntar dinheiro para poder investi-lo. Não que ganhem pouco, mas porque não sabem gastar. Se você perguntar com que essas pessoas gastaram o salário do mês, a maioria não sabe responder como. Por isso, é fundamental, em primeiro lugar, somar todas as dívidas: cartão de crédito, cheque pré-datado e outras. Depois, montar um orçamento com todos os gastos, ou melhor, contas a pagar no mês. A partir daí, defina um valor “extra”. Ele será o quanto você poderá comprar durante este mês. Se passou do limite, seja forte e deixe para o seguinte. Isso, pelo menos comigo, funciona muito. E, por fim, determine um percentual para aplicações, seja em poupança, previdência privada, fundos, clubes de investimento, ações, etc. Em pouco tempo você vai ver que tem mais dinheiro do que imagina.

Pode parecer difícil, mas com disciplina, só um pouquinho de disciplina, tudo é muito simples. E, no meio disso tudo, muito jogo de cintura. Por exemplo: evite cheque pré-datado e coloque um limite para os gastos com cartão de crédito. De repente, use um cartão que seja parceiro de companhias aéreas para você acumular milhas e chegar nas férias já com as passagens de avião nas mãos. O ideal mesmo seria comprar tudo à vista. Tente comprar somente aquilo que você tem dinheiro. Você pode conseguir descontos fantásticos. Outra dica, aproveite as liquidações. No entanto, não compre o que você não precisa só porque está barato. Isso é uma verdadeira tentação!

Contudo, não economize de mais a ponto de se tornar pão-duro ou até mesmo mesquinho. São características horríveis, na minha opinião. E, afinal de contas, como sempre diz minha mãe: “Mais vale um gosto que um vintém”.

Ah! Se você tem dúvidas sobre como e onde investir existem alguns cursos gratuitos onde é possível tirar algumas dúvidas, como esse que postei da corretora Gradual. A APIMEC-MG (Associação dos Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais em Minas Gerais) também oferece muita coisa interessante. Além de vários sites (confira a coluna à direita do blog), há ainda muitos livros interessantes. Mas, não acredite (pelo menos desconfie) em nenhuma fórmula mágica e em nenhuma promessa milagrosa.

Nenhum comentário: