quarta-feira, 25 de julho de 2007

Cresce o número de empresas mineiras na Bovespa

Da leva de empresas mineiras que estavam em processo de abertura de capital, duas iniciaram as negociações de ações na Bovespa nesta semana: MRV Engenharia e Participações e Kroton Educacional, administradora da rede Pitágoras de ensino. A primeira captou no mercado cerca de R$ 1,2 bilhão e a segunda em torno de R$ 400 milhões.

Agora são 30 empresas mineiras listadas na bolsa, ou seja, menos de 10% do total, já que o número de companhias ultrapassa a casa dos 400. Nos segmentos diferenciados da Bovespa (Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado), apenas cinco empresas do Estado fazem parte: Cedro & Cachoeira (a primeira empresa de Minas que abriu capital), Localiza, Copasa, Cemig e Arcelor Brasil.

A CVM está analisando o pedido de abertura de capital de outras duas empresas com sede em Minas Gerais: a CTBC, empresa do grupo Algar do ramo de telefonia, e o Banco Bonsucesso.

Vale destacar que outros empreendimentos estudam a possibilidade de abrir capital. É o caso da Ricardo Eletro, MRS Logística (ferrovia que opera a malha Sudeste), a Satipel (líder brasileira na produção de aglomerados de madeira) e a Ale Combustíveis, apesar de ter transferido a sua sede para Natal depois que se uniu à SAT.

Nenhum comentário: