quarta-feira, 11 de julho de 2007

Período de reserva de debêntures do BNDESPar acaba dia 23

Começou no último dia 3 e vai até o dia 23 de julho o período de reserva de debêntures do BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Essa deverá ser a maior oferta de debêntures já realizada no Brasil para investidores de varejo. Pode-se aplicar a partir de R$ 1 mil, por meio de bancos e corretoras.


As debêntures são papéis de renda fixa de longo prazo emitidos por empresas, com a finalidade de captar recursos e financiar os projetos de investimento ou de alongar as dívidas da companhia. Ao final do período estipulado, o investidor recebe o valor investido mais a taxa de remuneração prometida.


Contudo, se você for comparar bem, o governo paga uma taxa de juros melhor nos seus papéis do que nos do BNDESPar. A diferença, segundo analistas, chega a 6% ao ano, sendo que ambas são garantidas. Mesmo assim não deixa de ser uma boa oportunidade para as pessoas físicas que aplicam em renda fixa.


Desta vez, o investidor poderá escolher entre papéis com remuneração de juros prefixados, a serem definidos de acordo com a procura, e debêntures com remuneração atrelada à inflação (IPCA) mais uma taxa. O vencimento para a série prefixada será em janeiro de 2011 e o da série com atualização pelo IPCA em agosto de 2013.


Entre diferentes avaliações que acompanhei, destaco dois pontos de vistas apresentados pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima): quem compra a série com juros prefixados está apostando que as taxas de juros da economia (selic) no futuro serão inferiores às atuais. Já no caso da série atrelada ao IPCA, o investidor estará apostando que os juros a serem pagos adicionalmente serão compatíveis com trajetória da inflação. Se ele acreditar que a inflação vai cair, o juro tem que ser mais alto. Se a aposta for de aumento da inflação, a taxa pode ser mais baixa.


Para mais informações, oficiais, clique aqui.

Nenhum comentário: