O crescimento do número de investidores individuais, vem forçando a criação de novas ferramentas pelos principais bancos e corretoras. A internet tornou-se um dos maiores, senão o maior, aliado do investidor. De uns dias para cá, entrei em vários portais de bancos de grandes bandeiras. Fiquei decepcionada. Todos detalham didaticamente todas as possibilidades de investimentos. Ótimo! Mas, a maior parte não indica, por exemplo, taxas e rendimentos, informações que mais interessam.
De olho neste filão, o HSBC investiu pesado - cerca de R$ 10 milhões - para atingir um objetivo: ser líder no segmento de negociação de ações via internet (home broker). O banco de varejo colocou no ar neste fim de semana o HSBC investimentos - pena que muitas áreas são restritas aos correntistas - que oferece, além do home broker, aplicação em fundos e em títulos federais via Tesouro Direto. Também disponibiliza chats e análises.
O Banco do Brasil também inaugurou recentemente seu novo site. Não achei que melhorou muita coisa, não. As informações sobre fundos de investimentos e ações são realmente muito boas. Dá até para simular operações via home broker. Tirando o mercado de ações, o detalhamento sobre outros investimentos, como previdência privada e CDB, são falhos.
O mais importante disso tudo é que temos visto a concentração de esforços dos bancos para atender os investidores. Dessa forma, cada vez mais, teremos ferramentas mais precisas que nos ajudarão a investir da nossa própria casa. E mais, será possível comparar e selecionar taxas, rendimentos, etc. É claro que temos que desconfiar de qualquer oferta milagrosa, que vai te deixar rico em pouco tempo ou quando você se aposentar. Desconfiança a parte, acredito o estamos no caminho certo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário