segunda-feira, 18 de junho de 2007

Atenção!

Criei esse blog com o intuito de fomentar o intercâmbio entre corretoras, entidades e analistas do mercado de capitais em Minas. Contudo, grande parte dos visitantes do site quer saber como investir. O que é bem interessante, pois engrossa o coro dos participantes da popularização da Bovespa. Para essas pessoas e amigos digo que não tenho a fórmula (se soubesse estaria rica). Não sou economista, nem analista e muito menos especialista. Sou jornalista e, por isso, posso somente traduzir algumas dicas.

- Primeiro: você tem mais dinheiro do que imagina. Para ter a real visão disso, faça um planejamento financeiro. Você vai ver onde pode cortar gastos e descobrir que vai sobrar dinheiro no final do mês para investir. Na coluna à direita do blog, em “Mulheres em Ação”, baixe uma planilha da Bovespa muito simples de seguir.

- Segundo: é importante traçar objetivos antes de fazer seu investimento, sobretudo saber se o retorno é de curto ou longo prazo, além de traçar o seu perfil: conservador, moderado ou agressivo. No site www.tesourodireto.gov.br tem um simulador.

- Terceiro: depois disse avalie opções, como poupança, CDI, previdência privada (PGBL e VGBL), clube de investimentos, fundos e ações. Lembre de analisar as taxas de carregamento, de administração e incidência do imposto de renda, principalmente. Tem que pesquisar. Título de capitalização nunca.

- Quarto: você pode investir sozinho, mas pese se não vale a pena recorrer a uma corretora, que conta com especialistas, softwares e pesquisas sobre o mercado. Procure informações de qualidade. Na coluna à direita disponibilizo os passos para iniciantes e o telefone de todas as corretoras de BH.

- Último: Diz a teoria de finanças que quanto maior o risco maior poderá ser o potencial de retorno de suas aplicações. Mas, nunca se esqueça que o mérito de seu sucesso como investidor é todo seu, assim como a responsabilidade pelas perdas.

Nenhum comentário: