sábado, 12 de maio de 2007

Eletropaulo e Madeira na mira da Cemig

Depois de comprar a Light, distribuidora de energia do Rio de Janeiro, a Cemig está de olho na Eletropaulo, de São Paulo, conforme revelação do presidente da empresa, Djalma Morais, no 12º Encontro Anual Apimec, em Tiradentes (MG). A disputa se dará caso o BNDES coloque à venda a participação que detém nas empresas brasileiras do grupo norte-americano AES. A entrada da estatal mineira na companhia paulista ocorreria por meio de consórcio. Contudo, com a aquisição, a Cemig responderia por 24% do mercado nacional de distribuição de energia elétrica, quatro pontos percentuais acima do estabelecido pela Aneel.

A Cemig também estuda a participação em termoelétricas movidas a carvão no Norte e Nordeste do país e, inclusive, no exterior, contrariando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma vez que ele acredita que este tipo de energia vai na contramão da matriz energética brasileira, já que seria necessário importar carvão vegetal. Outra intenção é a de formar parcerias com o setor sucroalcooleiro para co-geração de energia a partir do bagaço da cana.

A participação da companhia na construção de duas hidrelétricas no rio Madeira, em Rondônia, a grande aposta do governo federal, foi uma das principais preocupações manifestadas pelos analistas de mercado. No entanto, Morais garantiu que o empreendimento só será viabilizado caso seja rentável. Esse investimento também se daria por meio de consórcio, mesmo porque as cifras ultrapassam R$ 26 bilhões.

Para informações mais detalhadas, o investidor pode acessar o link da página de RI da Cemig: http://v2.cemig.infoinvest.com.br/ptb/3071/c-3071-ptb.html.

Também vale a pena navegar pelo site da Eletropaulo: http://www.mediagroup.com.br/eletropaulo/port/?CFID=1452864&CFTOKEN=43778750

Nenhum comentário: