sábado, 22 de dezembro de 2007

O mercado de capitais em 2008, segundo Paulo Ângelo Carvalho de Souza, presidente da Apimec-MG

Perguntei ao presidente da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado Mercado de Capitais em Minas Gerais (Apimec-MG), Paulo Ângelo Carvalho de Souza, sobre 2008...

Para ele, os principais motivos para investir na bolsa são:

1. Os fundamentos da economia brasileira continuam sólidos e o risco pais está em queda.

2. Olhando para as empresas observa-se que todas estão super saudáveis: bons resultados, crescimento consistente e bem posicionadas no mercado interno e no mercado externo. Melhorou muito a transparência das principais companhias. Além disso, comparando-se os múltiplos com similares globais percebe-se espaço para crescimento e valorizações.

3. Apesar de alguns problemas pontuais (sub-prime, por exemplo) a economia internacional encontra-se estável e com grande liquidez e a procura de bons ativos para alocação de recursos.

As ações que sinalizam, hoje, grande potencial para o próximo ano são:

Setores petroquímico, siderúrgico, bens de consumo e construção.

As principais ameaças a serem observadas de perto ao longo de 2008 são:

1. Sempre importante estar de "olho" na economia americana, já que existe risco de recessão. Mas, não esquecendo que haverá eleições nos EUA, o que deve ser positivo.

2. O excesso de liquidez pode representar algum risco em relação a algum desequilíbrio inflacionário, o que poderia implicar em movimentos nas taxas de juros.

3. Desequilíbrios políticos regionais podem induzir a tensões que ocasionem instabilidade, obrigando investidores a procurarem "porto seguro" (títulos americanos).

Nenhum comentário: