quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Quem tem, não tira. Quem não tem, não põe

Esse é o conselho dado aos investidores do mercado de ações pela maior parte dos analistas dos quais tenho escutado e lido ultimamente, diante da crise imobiliária nos Estados Unidos. Assino em baixo. É claro que ações como as da Petrobrás e Vale sempre são uma boa pedida. Mas, elas estão muito valorizadas. Então, se não comprou até agora, é melhor esperar. Acredito que não muito.

Apesar da recessão norte-americana, as expectativas são boas. Até o final de 2008, o Ibovespa deverá saltar para a marca de 81 mil pontos, um novo recorde que significará valorização de 28% em relação aos 63 mil pontos registrados no final de 2007. A conclusão é da última rodada do estudo “Para onde vai o mercado”, divulgado nesta semana pela FIRB – Financial Investor Relations Brasil. O estudo contempla o conjunto das principais projeções correntes. Baseia-se em mais de 500 relatórios de analistas de 24 instituições financeiras.

A FIRB apontou ainda que os setores que deverão contribuir de modo preponderante para a elevação do Ibovespa são: mineração, com previsão de crescimento de 28%; telecomunicações (39%); finanças e seguros (27%); petroquímico e gás (14%); energia elétrica (26%); varejo (42%); siderurgia e metalurgia (22%); holdings (45,9%); transporte (28%) e alimentos e bebidas (35%). A pesquisa também revelou que a projeção de aumento mais acentuado em termos absolutos, desconsiderado o peso na participação do índice, refere-se ao setor sucroalcooleiro – 58%.

Se está com dinheiro parado na poupança e não quer deixar de investir, uma das melhores alternativas é comprar papéis do Tesouro Direto. Para isso, basta somente ter uma conta em uma corretora de valores. A operação pode ser feita por você mesmo, pela internet. É só entrar no site http://www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto/.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu sempre tive interesse em investir em ações, porém nunca muita oportunidade. Agora quero ver se consigo finalmente agir, e tenho uma dúvida que talvez tu possas ajudar a solucionar: eu gostaria de saber tu aconselharia quem está começando a aprender a fazer um curso (por acaso tinha pensado em fazer um dos ao lado, da XPE) ou se a informação que pode ser encontrada na internet são uma boa base por si só.

Diga-se de passagem, eu esotu lendo o blog desde dezembro somente, mas achei ele muito interessante! Parabéns.

Fernando