Das 398 empresas listadas na Bovespa, somente 28 são mineiras. Número que pode ser ampliado. Empresas estão estudando a possibilidade de abrir capital, como a MRS Logística - estrada de ferro que opera a malha Sudeste. Entre os controladores da MRS estão a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Outras empresas são: Satipel (líder brasileira na produção de aglomerados de madeira) e Ale Combustíveis, apesar desta última ter transferido a sede para Natal, depois que se uniu à SAT.
Vale destacar ainda que empresas já listadas estão migrando para segmentos diferenciados da Bovespa. É o caso da Usiminas. A siderúrgica já anunciou que vai aderir ao Nível 1, que garante, entre outros fatores, maior transparência e participação dos acionistas minoritários.
Deste segmento diferenciado (Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado), apenas cinco empresas mineiras fazem parte: Cedro & Cachoeira (a primeira empresa de Minas que abriu capital), Localiza, Copasa, Cemig e Arcelor Brasil.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário